"Para ensinar
sempre é necessário
amar e saber;
porque quem não ama
não quer
e quem não sabe
não pode."
(Padre Antônio Vieira)
*Como estou cursando o 3° ano de Geografia, tenho uma disciplina chamada Ensino de Geografia e Estágio de Vivência Docente ministrada pela professora Rosely Sampaio Archela que exige durante um período do semestre que os alunos façam um estágio obrigatório de 10 aulas de observação em sala de aula.
O objetivo deste estágio é que com isso nós vivenciassemos como é na prática uma aula de Geografia.
Logo no término do estágio houve uma discussão em sala com os alunos colocando o ponto de vista de cada um, como a diferença entre o ensino de uma escola pública e particular, a respeito de alunos, salas e principalmente os métodos que cada professor adota na hora de lecionar.
*Segue abaixo as 10 aulas observadas e minha conclusão:
Aula n°1
Série: 1º ano do Ensino Médio - Turma F
Data: 02/05/2007
Tema: Entrega de provas para finalizar o bimestre / Exercícios sobre cartografia.
Observação: No início da aula houve entrega de provas e entrega de exercícios para serem realizados em aulas com o mesmo conteúdo dado em prova, valendo ponto para o segundo bimestre.
Alunos: Nem todos os alunos conseguiram terminar os exercícios a tempo, poucos mostraram interesse em aprender melhor a matéria e fizeram perguntas ao professor.
Professor: O professor faz uma regular explicação da matéria, não utiliza nenhum recurso atrativo para prender a atenção dos alunos nesta aula.
Aula n°2
Série: 1° ano do Ensino Médio – Turma G
Data: 02/05/2007
Tema: Entrega de provas e trabalhos
Observação: O assunto é basicamente toda aula a respeito de cartografia.
O professor entrega uma atividade com o mesmo conteúdo dado em prova feito em sala de aula.
Alunos: Pudemos perceber que apesar dos alunos já terem feito a prova, eles mostram muita dificuldade em relação ao assunto. Alguns alunos mostraram interesse e iam tirar duvidas com a professora a respeito da prova e suas notas.
Professora: Ajudou os alunos interessados, que estavam em volta de sua mesa, enquanto os demais ficaram livres na sala conversando, não tendo muito controle sobre a sala.
Aula nº 3
Série: 1° ano do Ensino Médio G
Data: 02/05/2007
Tema: Exercícios de cartografia
Observação: A professora passou exercícios para serem feitos em sala de aula
Alunos: Os alunos se reuniram e fizeram os exercícios com interesse, devido a ajuda que a professora deu.
Professora: A professora mostrou uma boa metodologia passando em cada carteira auxiliando os alunos e tirando suas duvidas.
Aula n° 4
Série: 1° ano do Ensino Médio F
Data 02/05/2007
Tema: Término dos exercícios de cartografia
Observação: A professora iniciou a aula com exercícios para serem terminados até o final da aula.
Alunos: Os alunos se empenharam em aprender, exceto alguns que só copiavam dos outros.
Professora: A professora os auxiliou indo nas carteiras.
Aula n°5
Série: 1º ano do Ensino Médio F
Data: 09/05/2007
Tema: Término de exercícios / Introdução á projeções cartográficas
Observação: No inicio da aula os alunos terminaram os exercícios da aula anterior.
Logo após a professora passou no quadro oito questões a respeito de projeções cartográficas.
Alunos: Os alunos ficaram perdidos e não conseguiram terminar os exercícios, só copiaram da lousa, devido a maneira no qual a professora conduziu a aula.
Professora: A professora não esperou os alunos copiarem as questões da lousa e já começou a informá-los de um projeto sobre meio ambiente que haveria na escola, fazendo-os formar grupos. A sala virou uma bagunça e os alunos e a professora acabaram nem fazendo os exercícios e nem ficou resolvido nada do projeto.
Aula n° 6
Série: 1° ano do Ensino Médio G
Data: 09/05/2007
Tema: Exercícios de cartografia
Observação: A professora iniciou a aula entregando exercícios para serem terminados até o final da aula.
Alunos: Eles fizeram os exercícios e entregaram
Professora: A professora utilizou uma aula inteira para deixar os alunos fazerem poucos exercícios, com isso eles terminaram e ficaram conversando na sala.
Aula n° 7
Série: 1° ano do Ensino Médio F
Data: 09/05/2007
Tema: Projeções cartográficas
Observação: A professora deu inicio a aula explicando projeções cartográficas.
Alunos: Observei que os alunos mostraram mais interesse ao assunto, devido às várias perguntas que surgiram durante a explicação.
Professora: A professora mostrou uma boa metodologia, se utilizando de mapas, globo e retro projetor, além de uma folha extra com a matéria, para que o aluno tivesse um melhor entendimento . Em seguida ela passou questões na lousa a respeito do tema.
Aula n° 8
Série: 1° ano do Ensino Médio F
Data: 09/05/2007
Tema: Projeções cartográficas
Observação: Houve no início da aula uma explicação sobre a matéria projeções cartográficas.
Alunos: Os alunos prestaram atenção, mas não fizeram muitas perguntas.
Professora: A professora teve uma boa metodologia utilizando materiais como globo e mapas para auxiliar na sua explicação. Logo após ela já passou exercícios a respeito do tema.
Aula n° 9
Série: 1° ano do Ensino Médio F
Data: 16/05/2007
Tema: Divisão regional do Brasil
Observação: O docente iniciou a aula como era a divisão do Brasil antigamente até os dias atuais.
Alunos: Os alunos mostraram interesse e prestaram atenção na explicação fazendo questionamentos.
Professora: A professora utilizou materiais extras como transparências e diversos tipos de mapas como o geoeconômico.
Aula n° 10
Série: 1° ano do Ensino Médio G
Data: 16/05/2007
Tema: Término de Exercícios / Divisão regional do Brasil
Observação: No início da aula os alunos terminaram os exercícios da aula passada e logo em seguida a docente introduziu a matéria sobre a divisão regional do Brasil.
Alunos: Os alunos terminaram os exercícios e prestaram bastante atenção na explicação da professora,exceto alguns alunos que ficaram conversando.
Professora: A docente utilizou de mapas e retro projetor para o auxilio de sua explicação sobre a matéria de divisão regional brasileira.
CONCLUSÕES E ANÁLISES DA OBSERVAÇÃO:
É muito importante que seja feito este estágio de observação, para ver como é uma aula de geografia de verdade em sala de aula, agora não mais com olhos de aluna mas de futura professora.
Este estágio me mostrou que na prática a realidade é completamente diferente, há professores bons e professores ruins e diversos tipos de metodologia que se pode aplicar em sala de aula dando a característica de cada um.
Minha observação se deu em um colégio estadual e o que pude perceber conversando com o professor é que falta muito incentivo, devido á falta de recursos para serem ministradas as aulas e também a desvalorização que os professores de nosso país sofrem em relação ao salário e consequentemente isso acaba atingindo os alunos que na maioria acabam não se interessando pelo estudo.
Não vou mentir que me decepcionei e desanimei um pouco vendo tudo isto de perto, mas também não posso generalizar pois há diferentes escolas como também diferentes profissionais.
SERÁ QUE UM DIA O PROFESSOR SERÁ RECOMPENSADO PELO PROFISSIONAL E A IMPORTÂNCIA QUE ELE REALMENTE TEM NA SOCIEDADE???
Sites relacionados:
http://www.clubedoprofessor.com.br
http://revistaescola.abril.com.br/home/home.shtml