quinta-feira, junho 07, 2007

O PORTFÓLIO E SEUS OBJETIVOS

Com o crescimento da tecnologia e a entrada definitiva de computadores e internet, novos recursos pedagógicos estão sendo introduzidos e utilizados nas escolas.
O aluno em vez de entregar seus trabalhos e avaliações em papéis para o professor, ele os faz em páginas publicadas na Web sendo chamadas assim de portfólio.
Os portfólios são trabalhos ilustrativos dos alunos, podendo também ser chamados de blog, onde o individuo expõem além dos seus trabalhos,suas duvidas, criticas, sugestões e pensamentos a respeito do que foi produzido, como por exemplo exposição de documentos, registros de leituras, avaliação acadêmica, desenho e artes, dando assim uma maior liberdade ao aluno de se expressar e ajudando o professor a conhecê-lo melhor e avaliar seu desempenho. Segundo Amélia Hanze:

´´O portfólio é usado como ferramenta que facilita a ressignificação do processo de ensinagem e aprendizagem ao longo de um momento de ensino. Sua preparação apresenta a propriedade de ponderar sobre a melhoria e qualidade da aprendizagem dos estudantes, e concomitantemente propicia inserir reelaborações de ações indispensáveis para o sucesso do processo de ensinagem.``

Uma grande vantagem de se utilizar o portfólio é de poder armazenar todo um histórico, como a coletânea de trabalhos, exercícios e provas feitas ao longo do período escolar, senvindo como um verdadeiro documento, alem de estar sendo uma ótima ferramenta para o ensino a distância. Ao investigar novas formas de empreender o processo da avaliação da aprendizagem à distância com adequação e eficácia, nos deparamos com o portfólio como recurso técnico utilizado, no ensino presencial, como excelente auxiliar do professor na tarefa de acompanhar, conhecer, compreender e avaliar seus alunos (Souza, 1997).
Sendo assim o portfólio tem sido usado como uma excelente ferramenta de ajuda ao professor e sem duvida um grande estimulante ao aluno que cada vez mais se interessa e precisa estar inserido e familiarizado com a nova era digital no qual o mundo esta vivenciando.

RERERÊNCIAS:

HAMZE, Amelia. Os portfólios e os processos de ensinagem. Disponível em http://www.brasilescola.com/pedagogia/portfolios.htm. Acesso em 18 de abril de 2007.

BERTOCCHI, Sônia. Webfolio: o portfolio da era digital. Disponível em
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=53 . Acesso em 18 de abril de 2007.