sexta-feira, junho 08, 2007

PLANO DE AULA

*Durante o semestre foram simuladas pelos alunos aulas de 5ª série a 3º colegial, com o objetivo de aprender como fazer um plano de aula.
Segue abaixo um exemplo elaborado pelo meu grupo:

PLANO DE AULA

Série: 1° ano do ensino médio.

a) Título: Agropecuária: a primeira atividade econômica do homem.

b) Introdução: O assunto escolhido em nossa aula é a importância da agropecuária nacional e mundial.
Para concluir o tema será necessário cinco aulas, no qual a aula inicial abordará sobre o surgimento da agricultura desde o período primitivo até os dias atuais.

c) Objetivos: Mostrar ao aluno a importância da agricultura no meio em que ele vive, fazendo com que ele tenha uma visão global política, social, econômica e espacial das atividades agropecuárias.

d) Desenvolvimento: O capítulo escolhido é composto de 4 tópicos, divididos em 5 aulas de 50 minutos cada, pois é um tema muito complexo e necessita de textos complementares e exercícios extras para um maior compreendimento.

e) Recursos: - Textos complementares da atualidade retirados de revistas, jornais e internet.
- Mapa Mundi
- Transparências
- Quadro negro

f) Avaliação: Formar grupos e fazer um mini workshop sobre a agropecuária de países diferentes para complementar a nota juntamente com as provas.

g) Bibliografia ( livro didático utilizado para auxiliar as aulas): MOREIRA, Igor. O espaço geográfico. São Paulo. Editora Ática, 38 ed,1998.

Sites relacionados: