*Durante o semestre foram simuladas pelos alunos aulas de 5ª série a 3º colegial, com o objetivo de aprender como fazer um plano de aula.
Segue abaixo um exemplo elaborado pelo meu grupo:
PLANO DE AULA
Série: 1° ano do ensino médio.
a) Título: Agropecuária: a primeira atividade econômica do homem.
b) Introdução: O assunto escolhido em nossa aula é a importância da agropecuária nacional e mundial.
Para concluir o tema será necessário cinco aulas, no qual a aula inicial abordará sobre o surgimento da agricultura desde o período primitivo até os dias atuais.
c) Objetivos: Mostrar ao aluno a importância da agricultura no meio em que ele vive, fazendo com que ele tenha uma visão global política, social, econômica e espacial das atividades agropecuárias.
d) Desenvolvimento: O capítulo escolhido é composto de 4 tópicos, divididos em 5 aulas de 50 minutos cada, pois é um tema muito complexo e necessita de textos complementares e exercícios extras para um maior compreendimento.
e) Recursos: - Textos complementares da atualidade retirados de revistas, jornais e internet.
- Mapa Mundi
- Transparências
- Quadro negro
f) Avaliação: Formar grupos e fazer um mini workshop sobre a agropecuária de países diferentes para complementar a nota juntamente com as provas.
g) Bibliografia ( livro didático utilizado para auxiliar as aulas): MOREIRA, Igor. O espaço geográfico. São Paulo. Editora Ática, 38 ed,1998.
Sites relacionados:
Segue abaixo um exemplo elaborado pelo meu grupo:
PLANO DE AULA
Série: 1° ano do ensino médio.
a) Título: Agropecuária: a primeira atividade econômica do homem.
b) Introdução: O assunto escolhido em nossa aula é a importância da agropecuária nacional e mundial.
Para concluir o tema será necessário cinco aulas, no qual a aula inicial abordará sobre o surgimento da agricultura desde o período primitivo até os dias atuais.
c) Objetivos: Mostrar ao aluno a importância da agricultura no meio em que ele vive, fazendo com que ele tenha uma visão global política, social, econômica e espacial das atividades agropecuárias.
d) Desenvolvimento: O capítulo escolhido é composto de 4 tópicos, divididos em 5 aulas de 50 minutos cada, pois é um tema muito complexo e necessita de textos complementares e exercícios extras para um maior compreendimento.
e) Recursos: - Textos complementares da atualidade retirados de revistas, jornais e internet.
- Mapa Mundi
- Transparências
- Quadro negro
f) Avaliação: Formar grupos e fazer um mini workshop sobre a agropecuária de países diferentes para complementar a nota juntamente com as provas.
g) Bibliografia ( livro didático utilizado para auxiliar as aulas): MOREIRA, Igor. O espaço geográfico. São Paulo. Editora Ática, 38 ed,1998.
Sites relacionados:
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_08_p044-053_c.pdfhttp://www.culturatura.com.br/artigos/educador3.htm http://www.americas.futuro.usp.br/portugues/capacitacao/smithcap.php3